Ao assistir a um programa evangélico na televisão dita aberta, um aspecto causou-me certo desconforto, em especial. O que deveria ser uma bênção, talvez esteja sendo a proliferação do joio em meio ao trigo: segundo pesquisa recente, o mundo conta com mais de 34 mil denominações religiosas, autoconsideradas "cristãs". Se pensarmos naquelas que não se encontram catalogadas (muitas delas, de característica doméstica), certamente esse número ultrapassará 50 mil.
A pergunta desconcertante, empiricamente, persiste em diversos púlpitos: até que ponto A Palavra de Deus está sendo fielmente difundida? Como poderemos sinalizar, com alguma segurança, um divisor entre discrepâncias admissíveis, cabíveis no processo investigativo das Sagradas Escrituras, e a fomentação de doutrinas antibíblicas (direta ou indiretamente, por teleologia)?
Confesso que percebi um arrepio, quando lembrei de credos como a Igreja de Jesus Cristo (?) dos Santos dos Últimos Dias, Espiritismo e outras denominações ditas “cristãs”... E na advertência que o apóstolo Paulo chegou a repetir (estaria bradando ou escrevendo em letras maiúsculas):
(Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
(Gálatas 1:9) - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
De outra banda, nas palavras do mesmo apóstolo, necessário respeitarmos a multiplicidade e a peculiaridade das formas - porém, não a sua divergência, pois todas devem seguir a uma só cabeça: Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, cujos ensinamentos estão compilados em um só guia, a Bíblia.
(1 Coríntios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
(1 Coríntios 12:12) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1 Coríntios 12:13) - Pois todos nós fomos batizadosem um Espírito , formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12:14) - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. (1 Coríntios 12:25) - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. (1 Coríntios 12:27) - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
(1 Coríntios 12:12) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1 Coríntios 12:13) - Pois todos nós fomos batizados
Nenhum comentário:
Postar um comentário